O profissional de Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial: percepção dos limites e potencialidades no processo de trabalho

Autores

  • Ameliane Conceição Reubens Leonidio Universidade de Pernambuco, Santo Amaro, PE
  • Emmanuelly Correia de Lemos FIOCRUZ-PE, Recife, PE
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade de Pernambuco, Santo Amaro, PE / Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco, Santo Amaro, PE

Palavras-chave:

Processo de trabalho, Educação física, Saúde mental.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais de Educação Física sobre seu processo de trabalho nos serviços de atenção psicossocial de Recife. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, de campo. Doze profissionais de Educação Física participaram de um grupo focal, o qual foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Para tratamento dos dados, foi utilizada a Análise Temática. Limitações organizacionais e políticas foram identificadas como a ausência de espaços físicos adequados para as práticas e dificuldades de articulação com a rede social. Contudo, observou-se que existem potencialidades na relação profissional-usuário, constituindo uma Composição Técnica centrada no Trabalho Vivo, o que favorece a integralidade e a resolução das necessidades dos usuários.

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Como Citar

Reubens Leonidio, A. C., Lemos, E. C. de, Silva, P. P. C. da, & Freitas, C. M. S. M. de. (2014). O profissional de Educação Física no Centro de Atenção Psicossocial: percepção dos limites e potencialidades no processo de trabalho. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 157–165. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/528

Edição

Seção

Artigos