Entre imagens e palavras: as Agentes Comunitárias de Saúde como artífices

Autores

  • Luis Carlos Nunes Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jaqueline Tittoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Imagem, Ética, Modos de Subjetivação, Trabalho.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir imagens criadas por Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) sobre o seu trabalho. Operando com a pesquisa intervenção, produzimos imagens que mostram certos enunciados que produzem subjetividade no trabalho desses sujeitos. Adotamos a intervenção fotográfica, entendendo que o enunciado também passa pelo olhar. Partindo do imaginado para revelar múltiplos sentidos, tomamos a imagem como dispositivo que opera no sentido de transformar para conhecer. O trabalho foi desenvolvido com equipes de saúde da família no município de Porto Alegre, Brasil, entre os meses de junho de 2012 e fevereiro de 2013. A imagem do artífice, como indicativo do trabalho e da condição de ACS, foi problematizada mostrando a importância da integração dos conhecimentos cotidianos e técnicos. O artífice produz o trabalho na criação de algo novo, articulando conhecimento técnico e a experiência se assemelhando ao trabalho das ACS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Nunes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jaqueline Tittoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Mestre e Doutora em Sociologia. Pós-doutora em Psicologia Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-02-06

Como Citar

Vieira, L. C. N., & Tittoni, J. (2016). Entre imagens e palavras: as Agentes Comunitárias de Saúde como artífices. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 115–128. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Vieira%2C%20Tittoni

Edição

Seção

Artigos