O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila

Autores

  • Andrea Douat Loyola Cavalcanti UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ecovilas. Comunidades Sustentáveis. Indivíduo. Liberdades Individuais.

Resumo

Este trabalho visa analisar como as liberdades individuais são expressas em uma proposta de convivência voltada para o coletivo, como são as ecovilas. O presente estudo contribui para uma reflexão sobre a vida em comunidade, assim como para criar um debate sobre trocas e concessões possíveis entre indivíduo e sociedade. A partir de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa (com observação participante e entrevistas), foi possível perceber que os conflitos fazem parte do cotidiano local, mas que a convivência se torna viável através de construções de estratégias e propósitos – que podem ser importantes para a elaboração de alternativas à sociedade atual. Percebemos que os desafios para se construir uma vida com senso de comunidade em uma ecovila são diários, e são observados por seus moradores de diferentes formas – ao mesmo tempo em que estes ainda estão buscando conjugar as liberdades individuais com as necessidades coletivas, em um processo contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Douat Loyola Cavalcanti, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ/IP, Jornalista formada pela PUC-Rio, com ênfase em jornalismo corporativo.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Cavalcanti, A. D. L. (2019). O mal-estar do coletivo: uma análise sobre as liberdades individuais dentro de uma ecovila. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3024

Edição

Seção

Artigos