A construção da expressão de gênero na infância: do gesto à palavra

Autores

  • Erica Silva Frois

Resumo

Este artigo aborda a construção da expressão de gênero pelas crianças, à luz das contribuições do construcionismo social. A construção da expressão de gênero, vivida por meninos e meninas, é desenvolvida na dinâmica das relações sociais. De modo continuado e ininterrupto, a construção da expressão de gênero pelas crianças se dá pelas linguagens gestuais e verbais: do gesto à palavra. Tal compreensão foi construída com base em pesquisa bibliográfica e de campo realizada com crianças de 4 a 5 anos, no ambiente escolar. Nessa investigação, os dados foram construídos por um olhar etnográfico e sistematizados mediante núcleos de significação. Nesse processo, foi possível conhecer os modos de compreensão das educadoras sobre a identificação de gênero pelas crianças bem como problematizar e compreender tais formas de entendimento. Este artigo deriva da tese de doutorado “A construção das expressões de gênero da criança no contexto da educação infantil: do corpo à palavra”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Frois, E. S. (2020). A construção da expressão de gênero na infância: do gesto à palavra. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3048

Edição

Seção

Artigos