Violência conjugal: diferentes olhares epistemológicos e práticas psicoterapêuticas

Autores

  • Ana Paula Sesti Becker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Laura Tridapalli UFSC
  • Simone Dill Azeredo Bolze UFSC

Resumo

A violência conjugal é considerada um grave problema de saúde pública e tem deixado de ocupar somente o âmbito privado na realidade doméstica brasileira. Diante dos desafios que a temática apresenta, o objetivo deste artigo teórico é discutir a violência conjugal sob diferentes epistemologias, tais como a Teoria do Apego, Psicanálise e sistêmica. Mais precisamente, pretende-se refletir sobre a formação do vínculo conjugal e relações abusivas, problematizar os conceitos que se referem ao fenômeno da violência conjugal e, por fim, apontar estratégias de intervenção terapêutica com casais que possam contribuir para programas de prevenção da violência conjugal. As discussões contempladas neste estudo evidenciaram as diferenças quanto ao tipo de violência perpetrada entre homens e mulheres; bem como problematizaram a natureza relacional e intergeracional do fenômeno e suas implicações para o desenvolvimento afetivo conjugal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Sesti Becker, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina PPGP/UFSC, vinculada ao Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC/UFSC) Linha de pesquisa: Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI (2012) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é pesquisadora bolsista/CAPES, integrante do grupo de pesquisa do Laboratório - LABSFAC e tutora psicopedagógica vinculada ao PIAPE/UFSC - Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes da UFSC. Psicóloga clínica com Especialização em Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituto Familiare (2017); também desenvolve atividades terapêuticas de atendimento familiar. Interessa-se pelos seguintes temas: apego, conjugalidade, envolvimento parental, terapia de casal, desenvolvimento infantil e afetividade.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Sesti Becker, A. P., Tridapalli, A. L., & Dill Azeredo Bolze, S. (2021). Violência conjugal: diferentes olhares epistemológicos e práticas psicoterapêuticas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3129

Edição

Seção

Artigos