Psicólogas brancas e relações étnico-raciais: em busca de formação crítica sobre a branquitude

Autores

Palavras-chave:

Psicologia, educação, branquitude, relações étnico-raciais

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese de discussões realizadas em um grupo de estudos sobre relações étnico-raciais, composto por psicólogas brancas pós-graduandas pelo período de três semestres. Os estudos foram motivados pela lacuna na formação em Psicologia no que diz respeito às relações étnico-raciais. São discutidos os efeitos da branquitude na formação subjetiva e profissional, a partir de três eixos: 1) uma breve leitura histórica sobre a construção social da ideia de raças humanas e sua influência no pensamento psicológico brasileiro; 2) histórico sobre como a Psicologia se dedicou ao estudo das relações étnico-raciais no Brasil e 3) contribuições da Psicologia Crítica no estudo da branquitude. Esperamos que estas reflexões favoreçam a construção de diálogos com profissionais, docentes e pesquisadores de Psicologia sobre a necessidade de formação a respeito das relações étnico-raciais e, principalmente, a necessidade de se desenvolver uma branquitude crítica para uma postura ética na atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Meireles, PUC-Campinas

Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, mestre e doutoranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia da instituição.

Mariana Feldmann, PUC-Campinas

Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, mestre e doutoranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia da instituição.

Tamiris da Silva Cantares, PUC-Campinas

Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas, mestre e doutoranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia da instituição.

Simone Gibran Nogueira, Unicamp

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Psicologia Social pela PUC de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Raquel Souza Lobo Guzzo, PUC-Campinas

Piscóloga pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP. Pós-doutorado na University of Texas/USA e na University of Rochester/USA. Professora titular da Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Meireles, J., Feldmann, M., Cantares, T. da S., Nogueira, S. G., & Guzzo, R. S. L. (2019). Psicólogas brancas e relações étnico-raciais: em busca de formação crítica sobre a branquitude. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(3), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3181

Edição

Seção

Artigos