Arquétipo, individuação e intersubjetividade: a dimensão psicossocial do sofrimento humano

Autores

  • Paulo Afranio Sant'Anna UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Palavras-chave:

Psicologia Analítica, Arquétipo, Individuação, Intersubjetividade, Contemporaneidade.

Resumo

O presente artigo inicia com uma breve contextualização da Psicologia Analítica indicando as condições históricas de seu surgimento e desenvolvimento, as diferentes terminologias e perspectivas adotadas no seu estudo e os desafios impostos pela sociedade e ciência contemporâneas. Apresenta os conceitos de arquétipo e individuação evidenciando a sua transformação ao longo do processo de construção teórica de Jung. A partir desses conceitos busca identificar as constelações arquetípicas atuais e problematizar a relação entre as condições histórico-culturais contemporâneas e o sofrimento humano. Recorre a duas categorias da sociologia histórica, a modernidade e a pós-modernidade, para compreender a relação EU-OUTRO nos contextos intra e intersubjetivos e evidenciar padrões coletivos compensatórios nas patologias, nos fenômenos políticos e nas manifestações artísticas da contemporaneidade. Analisa subprocessos de diferenciação e integração evidenciando a importância da intersubjetividade no processo de individuação. Finaliza com prospecções sobre o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade nas próximas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Afranio Sant'Anna, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Professor Associado da UFVJM. Leciona no curso de Licenciatura em Educação do Campo e nos programas de mestrado Ensino e Saúde e Estudos Rurais. Pesquisador associado do CIERs-Ed da Fundação Carlos Chagas.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Sant’Anna, P. A. (2019). Arquétipo, individuação e intersubjetividade: a dimensão psicossocial do sofrimento humano. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–12. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3353

Edição

Seção

Artigos