Imagens Arquetípicas na série de sonhos de um caso de Bulimia Nervosa

Autores

  • Jessica, Maria, Carlos, Rosana Santos, Figueiredo, Serbena, Radominski Universidade Federal do Paraná Unibrasil

Palavras-chave:

Bulimia, Sonhos, Psicologia Analítica, transtornos alimentares, feminino

Resumo

Os transtornos alimentares, em específico a Bulimia, no viés simbólico aponta cisões internas ao longo do desenvolvimento psicológico. O modelo de corpos perfeitos influencia no imaginário coletivo, em busca por um ideal estabelecido. O objetivo do estudo é analisar, a partir da Psicologia Analítica, uma série de sonhos, explicitando a dinâmica psíquica e os aspectos do complexo alimentar de uma paciente de 24 anos, com diagnóstico de Bulimia Nervosa. Os resultados apontaram para a fragmentação entre as funções do masculino e feminino, uma persona voltada a demandas sociais e fragilidade na constituição psíquica. A discussão buscou correlacionar às relações primais entre mãe e filha e os principais impactos no desenvolvimento da personalidade, frente às adversidades da vida. Os sintomas e os sonhos da paciente, expressaram-se como possibilidades de controle do processo psicológico, assim como o expulsar de conteúdos indigestos e necessitados de ressignificação.

Palavras-chave: Bulimia; Sonhos; Psicologia Analítica; transtornos alimentares; feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica, Maria, Carlos, Rosana Santos, Figueiredo, Serbena, Radominski, Universidade Federal do Paraná Unibrasil

Autora principal - Maria do Desterro de Figueiredo, professora - Centro universitário FAE, Doutoranda pelo Hospital de clínicas/UFPR.

Carlos Augusto Serbena, Professor, doutor, Universidade Federal do Paraná.

Jessica Caroline dos Santos, mestre, professora -  Centro universitário - Unibrasil.

Rosana Bento Radominski - médica, UC/UFPR.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos, Figueiredo, Serbena, Radominski, J. M. C. R. (2019). Imagens Arquetípicas na série de sonhos de um caso de Bulimia Nervosa. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3444

Edição

Seção

Artigos