O Retrato de Dorian Gray: uma possível análise junguiana a partir do arquétipo do Puer aeternus.

Autores

  • Paulo Ferreira Bonfatti Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Psicologia junguiana, Puer aeternus, Dorian Gray, Literatura, Oscar Wilde.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da dinâmica psicológica de Dorian Gray, protagonista do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, a partir da teoria junguiana. Dentro da trama da obra, tenciona-se depreender esse personagem com base no conceito do arquétipo do Puer aeternus —  entendido como o adulto que quer ser uma eterna criança, permanecendo para sempre jovem e não querendo crescer. Essa perspectiva considera que o arquétipo do Puer e suas manifestações podem ser vistos não só na psicologia clínica contemporânea como também em diversas outras expressões arquetípicas, como a literatura. Na análise do drama desse personagem, perceber-se-á o caráter inescapável de seu fim trágico, considerando-o capturado por essa dinâmica psíquica do Puer aeternus ao tentar negar a passagem do tempo, o envelhecimento, o amadurecimento, os estabelecimentos de vínculos afetivos e suas relações com o mundo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ferreira Bonfatti, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Especialista em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro ; Especialista e Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como Psicólogo Clínico de orientação junguiana em consultório particular, é Professor titular de graduação e pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG, instituição onde também atua como Supervisor de Estágio em Psicologia Clínica na Linha Junguiana. Atualmente se interessa pelos seguintes temas de pesquisa: Psicologia Clínica, Psicologia Junguiana, Psicologia e Cultura e Psicologia e Epistemologia.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Bonfatti, P. F. (2019). O Retrato de Dorian Gray: uma possível análise junguiana a partir do arquétipo do Puer aeternus. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–12. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3447

Edição

Seção

Artigos