Psicologia e Deficiência - Afinando os Sentidos para Encontros com Autismos

Autores

  • Angélica Glória Mendonça da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Claudia Lima Monteiro Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Gênero, Ciência no Feminino, Autismo, Deficiência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre os saberes discursos construídos sobre o autismo na atualidade e reconstruir discursos a partir dos estudos junto às Teóricas Feministas. Esta reflexão nos permite rearranjar o lugar da psicologia e dos psicólogos frente a esse diagnóstico que vem sendo altamente distribuído e pensar práticas que condizem com a experiência vivida pelos sujeitos. Este trabalho põe em cena reflexões trazidas a partir da experiência vivida em oficinas de corpo em grupo com crianças e adolescentes autistas no Serviço de Psicologia Aplicada na Universidade Federal Fluminense e a partir de experiências de cuidadoras vividas pelas próprias autoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Glória Mendonça da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa o cuidado e autismos em uma perspectiva que utiliza a Ciência no Feminismo e com autores da Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Ana Claudia Lima Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicologia, Motivação e Processos Afetivos, Filosofia Francesa Contemporânea, principalmente Deleuze, Foucault e Serres e Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Moderna e Contemporânea, Introdução à Psicologia, estudos sobre antropologia das emoções, relação entre subjetividade e corpo e entre corpo e afecção, Estudos da deficiência, Estudos CTS, produção de subjetividade, psicologia e instituições.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Mendonça da Silva, A. G., & Lima Monteiro, A. C. (2020). Psicologia e Deficiência - Afinando os Sentidos para Encontros com Autismos. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3500

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência