Compostagens do sensível - entre o chapéu e os pés, invenção de mundos

Autores

  • Angela Carneiro Silva Universidade Federal Fluminense-UFF

Palavras-chave:

Processos Psicossociais

Resumo

Ao considerar a vida como um valor, o que pode o feminino? Diante dessa questão, se tomarmos a realidade como um campo de forças, as forças do feminino assumem uma posição política, de luta e manutenção da vida, ao acolher a diversidade. A pergunta se desdobra para a clínica, para a pesquisa e para os modos de existir. Mas não há como abordar a questão sem questionar o neoliberalismo que domina o mundo atual. Entretanto, nele, o feminino transborda quando, como potência, afirma a vida como um valor. Daí, são propostas experimentações, aqui denominadas de ‘compostagem do sensível’, uma ferramenta para pensar a produção de conhecimento instigada pelo feminino, acompanhar os processos de subjetivação e experimentar outras linguagens. Nesse enfoque, é apresentada uma oficina com mulheres, estudantes de Psicologia.

Palavras-chaves: Psicologia; metodologia; feminino; compostagem do sensível

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Carneiro Silva, Universidade Federal Fluminense-UFF

Angela Carneiro é professora, psicóloga clínica e educacional. É pesquisadora do grupo entreredes, composto por professores e alunos associados, sob a coordenação dos Profs Márcia Moraes (UFF) e Ronald Arendt (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Silva, A. C. (2020). Compostagens do sensível - entre o chapéu e os pés, invenção de mundos. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3543

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência