O Pólo de Estudos Gestálticos como espaço de tecitura entre ensino, pesquisa e extensão: uma psicologia que se faz no feminino

Autores

  • Deborah da Silva de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) http://orcid.org/0000-0002-1215-0167
  • Raissa da Costa Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Nicole Velloso de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Angélica dos Santos Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Eleonôra Torres Prestrelo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Beatriz Zanini de Britto Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Beatriz Schmidbauer Penna Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Monique Lima dos Santos Bezerra Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Ciência no Feminino, Abordagem Gestáltica, ensino, pesquisa, extensão

Resumo

Neste artigo, temos o intuito de apresentar o Pólo de Estudos Gestálticos, grupo de estudos que se faz constituído por três projetos de extensão: “Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas”, “GAPsi, – Grupos de Apoio Psicológico”, “COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica” e o projeto de pesquisa “Versões do sofrimento psíquico construídas por jovens na contemporaneidade: articulações entre a Teoria Ator-Rede e a clínica gestáltica”. Valendo-nos da metáfora da tecitura, vamos tecer juntas esse espaço que chamamos de Pólo, onde cada um dos nossos fazeres é representado por um tipo de linha, costurando-os entre ensino, pesquisa e extensão a partir de uma psicologia que se faz no feminino. Apoiadas em Annemarie Mol, Laura Perls, Fritz Perls, Paulo Freire, entre outras(os), além das nossas experiências, propomos aqui artesanalmente construir um modo coletivo de resistir aos padrões rígidos da academia, a partir de um fazer cuidadoso, situado, implicado e sensível. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah da Silva de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), mestra em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Profissional colaboradora do projeto de extensão "COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica" e do projeto de pesquisa "Versões do Sofrimento Psíquico Construídas por Jovens na Contemporaneidade: Articulações entre a Teoria Ator-Rede e a Clínica Gestáltica".

Raissa da Costa Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estagiária bolsista do projeto de extensão "GAPsi - Grupos de Apoio Psicológico". 

Nicole Velloso de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estagiária não bolsista do projeto de extensão "GAPsi - Grupos de Apoio Psicológico".

Angélica dos Santos Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estagiária bolsista do projeto de extensão “COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica". 

Eleonôra Torres Prestrelo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Assistente e Supervisora de Estágio Especializado em Gestalt-Terapia no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de extensão "Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas", e dos projetos de extensão "Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas" e "GAPsi- Grupos de Apoio Psicológico".

Beatriz Zanini de Britto Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-estagiária não bolsista do projeto de extensão "Laboratório Gestáltico: Configurações e Práticas Contemporâneas". 

Beatriz Schmidbauer Penna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e estagiária não bolsista do projeto de extensão “COMtextos: Arte e Livre Expressão na Abordagem Gestáltica".

Monique Lima dos Santos Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ex-estagiária bolsista do projeto de extensão "Laboratório Gestáltico: Configurações e Práticas Contemporâneas".

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

de Souza, D. da S., Silva, R. da C., de Oliveira, N. V., Siqueira, A. dos S., Prestrelo, E. T., de Britto Silva, B. Z., Penna, B. S., & dos Santos Bezerra, M. L. (2020). O Pólo de Estudos Gestálticos como espaço de tecitura entre ensino, pesquisa e extensão: uma psicologia que se faz no feminino. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3578

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência