Entre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência

Autores

Palavras-chave:

Deficiência. Reforma trabalhista. Modelo social da deficiência

Resumo

O artigo objetiva discutir efeitos da reforma trabalhista no Brasil, em 2017, na relação deficiência e trabalho. Adotamos como questões: Quais são os reposicionamentos que a multifuncionalidade do trabalhador, marca da especialização flexível, coloca para o modelo social da deficiência? E quais reposicionamentosestão colocados com o modelo social da deficiência, nas pistas de Débora Diniz, Marcia Moraes e Anahi Mello?Com base numa pesquisa documental e bibliográfica, colocamos em cena o apagamento do trabalho no cenário brasileiro atual, com as leituras de David Harvey e Ricardo Antunes.A Carteira de Trabalho foi tomada como um analisador, pela escrita de Simone Guedes.A condição de contribuinte passa a ser determinante com a versão digitalnas pactuações e contratações de trabalho, cada vez mais precárias.Junto com a “pejotização”, cresceo trabalho informal e a marca do trabalho doméstico: a invisibilidade.O que apagamos e afirmamos com nossas escritas de pesquisa?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maudeth Py Braga, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda em Psicologia / UFF.

Marcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia / UFF. Doutora em Psicologia Clínica pela Puc-SP. Pesquisadora Cnpq / Bolsista Faperj Cientista do Nosso Estado.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Como Citar

Braga, M. P., & Moraes, M. O. (2021). Entre apagamentos e afirmações: reposicionamentos do trabalho e da deficiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–11. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3914

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência