Tropifagia: uma experiência de psicossociologia do sul tropical

Autores

Palavras-chave:

Tropifagia, Psicossociologia, Sensibilidade, Conhecimento pós-moderno, América Latina

Resumo

A fim de contribuir para uma Psicossociologia que se proponha contra-hegemônica na América Latina, este artigo apresenta, por meio do conceito tropifagia – “comer o país tropical” –, uma metodologia psicossocial de produção criativa executada pela Cena Tropifágica: os intercâmbios culturais. Propondo a mediação sensível entre as diversidades a partir do processo de criação artística, essa metodologia se contrapõe à descontextualização cultural e política da produção de conhecimento para questionar a pretensa hegemonia da ciência moderna. Sob a perspectiva do conhecimento pós-moderno e aliada às formulações de uma ciência popular, o artigo evoca uma possível Psicossociologia do sul tropical: uma produção de conhecimento que se baseia na sensibilidade e desafia os pressupostos cartesianos da racionalidade, tendo como ponto comum justamente a diversidade de saberes e práticas como resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carvalho, Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aline Carvalho é formada em Estudos de Mídia pela UFF, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e doutoranda do programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Gestora do Ponto de Cultura Oficina Escola As Mãos de Luz, atualmente desenvolve uma metodologia integrada de educação, mobilização comunitária e auto conhecimento para jovens com o projeto Gaia Jovem. Autora de "Produção de cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura" (Multifoco, 2009) e "Tropifagia: comendo o país tropical tropical" (EdUfba, 2020)

Thiago Pondé, Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade - Pós Cultura Universidade Federal da Bahia


Thiago Pondé é bacharel em Filosofia, mestre em Cultura e Sociedade, e doutorando pelo Pós-Cultura, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente pesquisa a vida e a obra do compositor baiano da Era do Rádio, Humberto Porto. Cantor formado pela Escola Baiana de Canto Popular com gravações, apresentações e shows de abertura ao lado de e para artistas como Jorge Mautner, Luiz Galvão (Novos Baianos), Gerônimo, Lenine, Saulo, e outros, com os projetos Cena Tropifágica (2011-2017) e O Jardim de Humberto Porto.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Carvalho, A., & Pondé, T. (2021). Tropifagia: uma experiência de psicossociologia do sul tropical. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(2), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e4078

Edição

Seção

Número temático: Psicosociología en Latinoamérica