Psicossociologia com comunidades: abordagens sentipensantes como emergência na América Latina

Autores

  • Daniel Renaud Camargo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/doutorando
  • Bárbara Pelacani Universidade Federal do Rio de Janeiro/Doutoranda
  • Renata da Silva Faria FIOCRUZ/Doutoranda
  • Claudia Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Professora da Escola de Educação
  • Samira Lima da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professora do curso de graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS)

Palavras-chave:

Psicossociologia com Comunidades, América Latina, Abordagens sentipensantes.

Resumo

En el campo de la Psicosociología se aboga por la reorientación de los procesos intervencionistas, así como por formulaciones psicosociológicas acordes con las exigencias de la situación actual. A través de una revisión bibliográfica, el artículo pretende ensayar perspectivas teóricas y conceptuales sobre los caminos latinoamericanos tomados por Maritza Montero, Maria Inácia D’Ávila Neto, Ignacio Martín-Baró, Paulo Freire y Orlando Fals Borda. Visualizamos la propuesta de un marco donde la Psicosociología no sería una ciencia “de” comunidades, sino más bien “con” comunidades porque se compromete a crear conexiones entre lo individual-psicológico-singular-subjetivo con lo colectivo-social-popular-político, con el fin de abarcar las diferentes influencias existentes en las interacciones comunitarias. Por ello, este trabajo propone reflexionar sobre una lógica contrahegemónica y descolonizante al caminar por senderos suleadoras, sentipensantes y liberadores. En este sentido, reforzamos una “Psicosociología con comunidades” debe buscar fortalecer los encuentros y promover confluencias, engendrando procesos de producción colectiva de conocimiento contextualizado y crítico sobre las realidades comunitarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Renaud Camargo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/doutorando

Doutorando do programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bárbara Pelacani, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Doutoranda

Doutoranda do programa de pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Renata da Silva Faria, FIOCRUZ/Doutoranda

Professora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ).

Claudia Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Professora da Escola de Educação

Pós-doutorado (2018-2018) no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de trabalho Afrodescendência e Propostas Contra-Hegemônicas (CLACSO).

Samira Lima da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professora do curso de graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS)

Professora do curso de graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do GT de Psicologia Comunitária da ANPEPP.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Camargo, D. R., Pelacani, B., Faria, R. da S., Miranda, C., & da Costa, S. L. (2021). Psicossociologia com comunidades: abordagens sentipensantes como emergência na América Latina. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(2), 1–17. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e4121

Edição

Seção

Número temático: Psicosociología en Latinoamérica