GUARDIÕES DA RESILIÊNCIA: EMPODERANDO ALUNOS PARA UM FUTURO SEGURO, EM PORTUGAL
Resumo
Este projeto propõe-se a integrar a educação para o risco no ensino da Geografia, capacitando alunos do 9.º ano para identificar, avaliar e mitigar riscos naturais, tecnológicos e socioeconómicos. Desenvolvido no âmbito do Curso de Extensão ‘Introdução à Temática dos Riscos na Educação Escolar’, combina uma abordagem teórica e prática, incluindo debates, estudos de caso e simulações.
Com base nas Aprendizagens Essenciais, o projeto promove a reflexão crítica sobre a vulnerabilidade e a resiliência, incentivando os alunos a desenvolverem estratégias de prevenção e resposta a riscos. Estruturado em 13 semanas, proporciona uma experiência educativa dinâmica e envolvente, estimulando a cidadania ativa e a participação comunitária na gestão do risco.
Este projeto permite, assim, ampliar a literacia sobre riscos, fortalecendo, em simultâneo, o papel dos estudantes como agentes de mudança e preparando-os para contribuir ativamente para sociedades mais seguras e resilientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.