GUARDIÕES DA RESILIÊNCIA: EMPODERANDO ALUNOS PARA UM FUTURO SEGURO, EM PORTUGAL

Autores

  • Paulo Lemos CEGOT - FLUP

Resumo

Este projeto propõe-se a integrar a educação para o risco no ensino da Geografia, capacitando alunos do 9.º ano para identificar, avaliar e mitigar riscos naturais, tecnológicos e socioeconómicos. Desenvolvido no âmbito do Curso de Extensão ‘Introdução à Temática dos Riscos na Educação Escolar’, combina uma abordagem teórica e prática, incluindo debates, estudos de caso e simulações.

Com base nas Aprendizagens Essenciais, o projeto promove a reflexão crítica sobre a vulnerabilidade e a resiliência, incentivando os alunos a desenvolverem estratégias de prevenção e resposta a riscos. Estruturado em 13 semanas, proporciona uma experiência educativa dinâmica e envolvente, estimulando a cidadania ativa e a participação comunitária na gestão do risco.

Este projeto permite, assim, ampliar a literacia sobre riscos, fortalecendo, em simultâneo, o papel dos estudantes como agentes de mudança e preparando-os para contribuir ativamente para sociedades mais seguras e resilientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Lemos, P. (2025). GUARDIÕES DA RESILIÊNCIA: EMPODERANDO ALUNOS PARA UM FUTURO SEGURO, EM PORTUGAL. Revista Territorium Terram, 8(14), 197–206. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5663