A PERCEPÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE AÇU/RN
Resumo
Os resíduos sólidos representam um sério problema ambiental, tornando essencial seu descarte adequado para minimizar impactos. A Educação Ambiental desempenha um papel fundamental ao conscientizar sobre a relação entre sociedade e meio ambiente, promovendo a preservação dos recursos naturais. Este estudo investiga a percepção dos catadores de materiais recicláveis sobre educação ambiental e resíduos sólidos, além de analisar suas condições de trabalho. A pesquisa foi conduzida em um lixão controlado localizado entre Sítio Maniçoba e a comunidade de Panon II, em Açu/RN. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e visitas in loco, com entrevistas realizadas junto aos catadores. Os resultados evidenciam que a reciclagem representa uma importante fonte de renda, mas os trabalhadores enfrentam desafios significativos, como jornadas exaustivas, exposição a riscos à saúde e condições de trabalho precárias. Esses problemas são agravados pelo baixo nível de escolaridade e pela ausência de equipamentos de proteção individual. Diante desse cenário, o estudo reforça a necessidade de ações voltadas à conscientização ambiental e à melhoria das condições de trabalho desses profissionais. Medidas como capacitação, acesso a melhores equipamentos e políticas públicas de apoio são fundamentais para garantir maior dignidade e segurança aos catadores, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.