POLARIZAÇÃO REGIONAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DE MONTES CLAROS (MINAS GERAIS/BRASIL)
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a polarização regional exercida por Montes Claros no setor educacional, com ênfase no Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica pautada em autores, como: Christaller (1966); Andrade (1987); Corrêa (1989); Leite e Pereira (2005); França (2007); Gomes (2007); França et al. (2009); Souza (2018), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais, a partir dos descritores: polarização regional, polo, lugares centrais, fatores de atração, fatores de expulsão, educação superior, etc. E, coleta de dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2021; tabulação e discussão dos resultados e, estimativa do Quociente Locacional (QL) do setor educacional de Montes Claros, medindo sua especialização no contexto nacional e regional. Considera-se que, de acordo com a estimativa do QL, a nível nacional, tendo como base a hierarquia urbana Capitais Regionais B, Montes Claros não é o mais especializado no setor educacional. Mas, ao se tratar da Região Geográfica Imediata de Montes Claros, o município supracitado destaca-se como o mais especializado no setor educacional, com um QL de 1,270, ou seja, dispõe de uma concentração significativa de trabalhadores no setor de ensino e, reafirma-se como uma área polarizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.