POLARIZAÇÃO REGIONAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DE MONTES CLAROS (MINAS GERAIS/BRASIL)

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a polarização regional exercida por Montes Claros no setor educacional, com ênfase no Ensino Superior. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica pautada em autores, como: Christaller (1966); Andrade (1987); Corrêa (1989); Leite e Pereira (2005); França (2007); Gomes (2007); França et al. (2009); Souza (2018), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais, a partir dos descritores: polarização regional, polo, lugares centrais, fatores de atração, fatores de expulsão, educação superior, etc. E, coleta de dados secundários da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2021; tabulação e discussão dos resultados e, estimativa do Quociente Locacional (QL) do setor educacional de Montes Claros, medindo sua especialização no contexto nacional e regional. Considera-se que, de acordo com a estimativa do QL, a nível nacional, tendo como base a hierarquia urbana Capitais Regionais B, Montes Claros não é o mais especializado no setor educacional. Mas, ao se tratar da Região Geográfica Imediata de Montes Claros, o município supracitado destaca-se como o mais especializado no setor educacional, com um QL de 1,270, ou seja, dispõe de uma concentração significativa de trabalhadores no setor de ensino e, reafirma-se como uma área polarizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2025). Bolsista CAPES (2023-2024). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unimontes (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica do Departamento de Geociências da Unimontes (2021-2022).

Carlos Alexandre de Bortolo , Universidade Estadual de Montes Claros

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos.Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO UNIMONTES, Bienio 2025 - 2026, esteve como coordenador adjunto do PPGEO no ano de 2024. Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi bolsista Capes nível de Doutorado fazendo parte do Grupo de pesquisa Espaços Metropolitanos. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Foi Bolsista de iniciação científica do Cnpq (2007-2008). Representante da comissão de eventos da AGB Seção Local de Presidente Prudente-SP. Além disso, também é participante das discussões do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e parecerista da Revista Geografia em Atos da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP do Departamento de Geografia e também do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministrou disciplinas na área de Ensino de Geografia, Fundamentos e Teorias do Ensino de Geografia, Educação ambiental e Metodologia aplicada a pesquisa científica na Uninorte - Faculdade Norte Paranaense em Londrina - PR. Orientando trabalhos científicos de conclusão de curso nas áreas que coadunam as questões espaciais e ambientais no que concerne o Ensino de Geografia e o Meio Ambiente no curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto efetivo no Departamento de Geociências no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG, membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado - PPGEO da Unimontes.

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO. Tenho experiência em pesquisa e em ensino na área de Geografia e afins, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia dos Transportes, Geografia do Comércio Internacional, Geografia da Indústria, Geografia da Energia e Geografia de Telecomunicações. Atuação, principalmente, nos temas: infraestrutura econômica, logística, logística de transportes, comércio internacional: exportações e importações de mercadorias, atividades industriais e agroindustriais. Atua como Editor Chefe da Revista Cerrados (UNIMONTES), coordenador do Laboratório de Geografia Econômica (Unimontes) e membro da Rede Latino-Americana de Espaço e Economia ( RELAEE). Sou membro da Comissão de Internacionalização da Universidade Estadual de Montes Claros. Oriento projetos em temáticas da Geografia Econômica nos cursos de Graduação (TCC e Iniciação Científica) e de Pós-Graduação em Geografia (Unimontes). Participei de pesquisas e publiquei artigos em periódicos, livros e eventos científicos da área de Geografia e afins. Sou bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico para o Pesquisador Público Estadual - BIPDT (2024-2025). Estou no Cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Unimontes).

Downloads

Publicado

2025-05-01

Como Citar

Rodrigues Rocha, V. T., Alexandre de Bortolo , C., & Andrei Gonçalves Pereira, L. (2025). POLARIZAÇÃO REGIONAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DE MONTES CLAROS (MINAS GERAIS/BRASIL). Revista Territorium Terram, 8(14), 207–229. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5697