A FERROVIA COMO AGENTE DO ORDENAMENTO TERRITORIAL URBANO E REGIONAL DE JUIZ DE FORA/MG (1875-1929)

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Resumo

No Brasil do final do século XIX e início do século XX a ferrovia era vista como sinônimo de progresso, imprescindível ao desenvolvimento econômico e, portanto, elemento muito aguardado pelos municípios e por suas populações, ávidos pela chegada dos trens e estações. Em Juiz de Fora, nos fins do XIX, a chegada da estrada de ferro viabilizou o aumento das exportações de café, o desenvolvimento de uma economia urbana, lastreada por um importante parque industrial têxtil, além de constituir a base do transporte de cargas e passageiros, acabando por consolidar e ampliar a posição de centralidade econômica desse município, tornando-o polo, como ainda hoje, para toda a Zona da Mata mineira e partes do Sul de Minas Gerais e do vizinho estado do Rio de Janeiro. As ferrovias funcionaram assim como importantes agentes de organização do território urbano – criando novas formas, demandas e infraestrutura – e do território regional – circulando pessoas, mercadorias e ideias, interligando lugares e viabilizando a expansão do próprio processo de ocupação. Essa é a temática tratada no presente artigo, tendo a Ferrovia D. Pedro II como objeto de pesquisa, o período 1875 a 1929 como recorte temporal, e a cidade de Juiz de Fora e sua região de influência como recorte territorial.

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Biografia do Autor

Pedro José de Oliveira Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Departamento de Geociências

Professor Titular, lotado no Departamento de Geociências da UFJF, ministrando disciplinas na Graduação de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Atuação nas áreas: Geografia Histórica; Formação territorial de Juiz de Fora e Zona da Mata; Planejamento urbano.

Wagner Barbosa Batella, Professor doutor, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Professor doutor, lotado no Departamento de Geociências, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde ministra aulas na graduação e pós graduação em Geografia.

Luciano Alves Soares Caramez, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em História, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Matheus de Sousa Jacinto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, bosista BIC.

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

Machado, P. J. de O., Batella, W. B., Caramez, L. A. S., & Jacinto, M. de S. (2025). A FERROVIA COMO AGENTE DO ORDENAMENTO TERRITORIAL URBANO E REGIONAL DE JUIZ DE FORA/MG (1875-1929). Revista Territorium Terram, 8(15), 315–333. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5750