El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
Directrices para autores/as
Considera-se autor(a) todo(a) aquele(a) que tenha efetivamente participado da concepção, desenvolvimento, análise e interpretação de informações e dados, bem como da redação final, do estudo que originou o artigo.
A Revista Ypí publicará produções textuais que sigam a sua política editorial e as diretrizes de edição (isto é, as normas de suas respectivas seções e as normas ABNT de publicação, principalmente). A Revista Ypí publicará contribuições que estejam em português, espanhol e/ou inglês.
Como parte do processo de submissão, autores e autoras devem seguir as seguintes normas, ficando claro que o não atendimento a elas implicará na recusa da contribuição:
Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo.
Os artigos devem ser submetidos conforme o template[disponibilizar link].
As(Os) autoras(e)s devem possuir cadastro no Open Researcher and Contributor ID(ORCID).
As(Os) autoras(e)s podem submeter trabalhos, respeitadas as regras editoriais da Revista, até dois semestres após terem concluído o curso de graduação. Poderá ser solicitada prova do status de graduação, em caso de dúvida.
Trabalhos escritos em coautoria com orientador(a) somente serão aceitos se ele(ela) possuir título de Mestre(a) ou Doutor(a).
A submissão de trabalho originado de Monografia ou de Relatório de Iniciação Científica, quando não em coautoria com o(a) orientador(a), deverá ser acompanhada de carta de anuência dele (dela).
A remessa de originais à Ypí implica a autorização para sua publicação pelo autor. Não existem custos de submissão e/ou de processamento para as(os) autoras(es). Da mesma forma, não serão pagos direitos autorais.
Os trabalhossubmetidos à Revista Ypí não devem estar identificados com autoria, para garantir a avaliação às cegas. Portanto, não devem conter o nome dos autores ou qualquer referência que identifique a autoria dos trabalhos. Qualquer referência ao nome de cada autor(a) deve ser excluída do texto, substituindo as autorreferências necessárias pela palavra “Autor” ou “Autora” (ou seus plurais).
Autoras(es) devem possuir cadastro no sistema da Revista Ypí. Para tanto, devem acessar a página de cadastro. Uma vez que estejam cadastradas/os, devem fazer login como Autor(a).
Aviso de derechos de autor/a
Os (As) autores(as), em caso de aceitação do artigo submetido, devem enviar arquivo contendo Declaração datada e assinada afirmando conceder à Revista Ypí o direito de primeira publicação, bem como concordar que a reprodução do artigo, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impressa ou não, deve constar o agradecimento à Revista Ypí pela cessão do direito.