C.G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo

Autores

  • Suely Teodora da Silveira Universidade Federal de São João del Rei UFSJ
  • Priscila Martins Universidade Federal de São João del Rei UFSJ
  • Paula Krempel Marques Burity Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Palavras-chave:

Psicologia Analítica, Educação, Tipos Psicológicos.

Resumo

Neste artigo, buscou-se compreender a concepção de educação para C. G. Jung e suas possíveis contribuições para o processo educativo, principalmente no tocante à sua teoria dos tipos psicológicos. Embora tenham sido orientados para o trabalho psicoterapêutico, os resultados apontaram que a psicologia analítica traz pressupostos relevantes que podem ser aplicados à educação. Os resultados, também, demonstraram a importância da escola na formação da consciência individual, por ser o primeiro espaço que a criança frequenta fora do ambiente familiar.  O processo transferencial e as interferências dos conteúdos inconscientes envolvidos na relação educador-aluno sugere a necessidade de atuação sobre a personalidade do educador, no sentido de desenvolver, não somente o aspecto cognitivo, mas, principalmente, a afetividade e a sensibilidade, a fim de evitar influências negativas na transmissão do conhecimento. A teoria dos tipos psicológicos contribui para pensar as diferenças individuais, ao considerar as variadas formas de cognição, adaptação e percepção do mundo.

Palavras-chave: Psicologia Analítica, Educação, Tipos Psicológicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Teodora da Silveira, Universidade Federal de São João del Rei UFSJ

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Priscila Martins, Universidade Federal de São João del Rei UFSJ

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Paula Krempel Marques Burity, Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

da Silveira, S. T., Martins, P., & Marques Burity, P. K. (2019). C.G. Jung e Educação: aproximações e contribuições da tipologia junguiana para o processo educativo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–12. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3397

Edição

Seção

Artigos