Formação acadêmica e atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social

Autores

  • Amanda Carollo Ramos da Silva
  • Luciana Albanese Universidade Federal do Paraná/ Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

Psicologia social, Assistência social, Formação acadêmica do psicólogo, Subjetividade.

Resumo

Este artigo investigou relações entre formação acadêmica em Psicologia e demandas de trabalho de psicólogos na Assistência Social. Desenvolveu-se revisão de literatura sobre o histórico da Psicologia no Brasil, a formação acadêmica e a atuação do psicólogo na Assistência Social e resgataram-se resultados de uma pesquisa realizada com profissionais de CRAS. Os materiais analisados foram produzidos a partir de um grupo de reflexão e examinados segundo o referencial da Análise Institucional do Discurso. Evidenciou-se estar a Psicologia em fase de construção de sua prática nesta Política, pautando-se ainda em modelos utilizados em outros contextos - particularmente, o clínico. Tal fato sinaliza o descompasso vigente entre formação acadêmica, demandas concretas e desafios neste campo. Torna-se importante: proceder revisões curriculares articulando teoria e prática, ampliar a discussão sobre atuação interdisciplinar e redimensionar o conceito de subjetividade, com vistas a ratificar a posição da Psicologia como ciência e profissão comprometida com questões sociais.

Palavras-chave: psicologia social; assistência social; formação acadêmica do psicólogo; subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carollo Ramos da Silva

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

Luciana Albanese, Universidade Federal do Paraná/ Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia

Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR/Brasil. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Psicologia Social, doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Carollo Ramos da Silva, A., & Albanese, L. (2020). Formação acadêmica e atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2947

Edição

Seção

Artigos