Reflexões sobre o estágio de Psicologia Social: narrativas de diferentes enfoques do processo de formação

Autores

Palavras-chave:

formação do psicólogo, Psicologia Social, profissionais.

Resumo

Apresentamos algumas reflexões oriundas de nosso trabalho como professoras em um curso de Psicologia numa universidade federal. Nossas vivências na coordenação e supervisão de estágios e, em sala de aula, numa disciplina na área de Psicologia Social cujo objetivo é a discussão teórico-metodológica voltada à prática dos estágios no penúltimo ano do curso, nos instigaram a tecer articulações sobre a formação na área de Psicologia Social. Por meio de nossas observações e discussões pudemos perceber um questionamento por parte dos/as estudantes sobre sua própria formação além de desconfortos em relação às práticas psicológicas observadas a partir das primeiras incursões em seus locais de estágio sejam hospitais, centros de atenção psicossocial, assistência social, entre outros. Identificamos também uma mudança quanto ao discurso, uma vez que se encontram  numa etapa de transição da universidade para o mercado de trabalho, de estagiários, em breve, são/serão trabalhadores/as

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Maciazek-Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande

Geruza Tavares D'Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande

Daniela Barsotti Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Maciazek-Gomes, R. de C., D’Avila, G. T., & Santos, D. B. (2020). Reflexões sobre o estágio de Psicologia Social: narrativas de diferentes enfoques do processo de formação. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3183

Edição

Seção

Artigos