Atividades grupais com idosos institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação transdisciplinar

Autores

  • Andréa Carmen Guimarães
  • Nathália dos Santos Dutra
  • Geise Luziane de Sousa Silva
  • Marcos Vieira-Silva
  • Brisa D’Louar Costa Maia

Resumo

Este artigo expõe uma experiência de um programa de extensão realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, na cidade de São João del-Rei por meio de ação transdisciplinar, oferecendo exercícios físicos e lúdicos. Trata-se de um estudo qualitativo com 30 idosos de ambos os sexos, nove homens com idade ± 76,88 e 21 mulheres com idade ± 78,66 anos, submetidos a aproximadamente oito meses de prática de exercícios físicos e lúdicos que objetivaram melhoria na autonomia das atividades de vida diária, estimulando a atenção, memória, resgate de identidade, interação entre os idosos. Constatou-se a importância da prática transdisciplinar para melhoria da autonomia funcional mediante as atividades da vida diária dos idosos institucionalizados que apresentaram um perfil diferenciado. Dessa forma, a proposta de intervenção com exercícios físicos e lúdicos se faz necessária e urgente a fim de se obter mais independência, autonomia e qualidade nessa fase da vida.

Palavras-chave: Instituição de Longa Permanência; Transdisciplinar; Exercícios físicos funcionais; Atividades Lúdicas; Idosos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Carmen Guimarães, A., dos Santos Dutra, N., Luziane de Sousa Silva, G., Vieira-Silva, M., & D’Louar Costa Maia, B. (2017). Atividades grupais com idosos institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação transdisciplinar. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 11(2), 443–452. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1758

Edição

Seção

Artigos