Processo participativo entre profissionais de saúde para integrar o atendimento à criança vítima de violência

Autores

  • Yara Aparecida Martini Klippel Faculdade Sant´Ana - Ponta Grossa, Paraná
  • Denise de Camargo Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Criança, Violência, Profissionais de saúde, Protocolo de atendimento, Pesquisa participante.

Resumo

 Este trabalho apresenta o relato de uma pesquisa participante desenvolvida com profissionais de saúde em um Hospital Infantil. Tem como objetivo identificar as contribuições dessa metodologia para a integração das diversas atividades desenvolvidas pelos diferentes profissionais quando do atendimento à criança vítima de violência. Adotou-se a metodologia participante para propiciar uma aprendizagem coletiva e comprometida. Este enfoque visou, ainda, promover a integração interdisciplinar para facilitar a prática de procedimentos implicados e ajustados à situação atendida, às políticas públicas e à realidade do hospital. Formou-se um grupo de discussão onde os profissionais identificaram as dificuldades do trabalho, refletiram sobre as implicações de cunho ideológico, cultural e psicológico que interferem nas suas práticas. Como resultado, elaboraram um esboço de protocolo de atendimento com a descrição das ações que cada profissional deveria realizar. Concluíram que os encontros precisavam continuar para colocarem em ação o protocolo e alcançarem a multidisciplinariedade no atendimento.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Aparecida Martini Klippel, Faculdade Sant´Ana - Ponta Grossa, Paraná

Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (1985). Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013). Atualmente é Professora Titular, Supervisora de Estágio Clínico/Institucional e Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Sant'Ana.

Denise de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduada em Formação de Psicólogos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é aposentada da Universidade Federal do Paraná e professora titular da Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Klippel, Y. A. M., & Camargo, D. de. (2016). Processo participativo entre profissionais de saúde para integrar o atendimento à criança vítima de violência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 340–353. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Klippel%2C%20Camargo

Edição

Seção

Artigos