Metodologia participativa, subjetividade individual e social: facilitação de reuniões de moradores em Residências Terapêuticas

Autores

  • Adriana Gonçalves Queiroz Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
  • Ana Cláudia Porfírio Couto Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Palavras-chave:

Reuniões de moradores, Metodologia participativa, Subjetividade individual, Subjetividade social, Residência terapêutica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as reuniões de moradores de Residências Terapêuticas (RTs) do município de Belo Horizonte, sob a ótica da metodologia participativa, subjetividade individual e subjetividade social. Ao lançar um olhar sobre a experiência de uma das autoras na condução das reuniões de moradores e sublinhar os conceitos de metodologia participativa, subjetividade individual e social, o artigo disserta sobre as reuniões como espaço coletivo com potencial efeito individual e social, que influencia o morar e a convivência de todos na casa. Conclui-se que as reuniões de moradores como metodologia participativa são estratégias importantes que contribuem na construção da subjetividade individual e social dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gonçalves Queiroz, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Terapeuta Ocupacional. Mestranda no Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Pesquisadora do Gespel (Grupo de Estudos de Sociologia, Pedagogia do Esporte e do Lazer).

Ana Cláudia Porfírio Couto, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Doutora em Ciência do Desporto. Docente na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Docente e Orientadora no Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da EEFFTO/UFMG. Coordenadora e pesquisadora do Gespel (Grupo de Estudos de Sociologia, Pedagogia do Esporte e do Lazer). Docente e Orientadora no Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da EEFFTO/UFMG.

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

Queiroz, A. G., & Couto, A. C. P. (2016). Metodologia participativa, subjetividade individual e social: facilitação de reuniões de moradores em Residências Terapêuticas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 170–176. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Queiroz%2C%20Couto

Edição

Seção

Artigos