Trajetórias Sociais: processo de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

Autores

  • Liandra Savanhago Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Trindade Universidade Estadual de Maringá
  • Tielly Rosado Maders Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Medida socioeducativa, Trajetórias Sociais, Estratégia de intervenção, Psicologia Social.

Resumo

Com o objetivo de possibilitar um espaço de escuta e reflexão sobre as trajetórias de vida de jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, este trabalho apresenta uma experiência de intervenção desenvolvida por meio da proposta da construção das Trajetórias Sociais. Trata-se de uma experiência desenvolvida ao longo de um estágio em Psicologia, em um Centro de Referências Especializado em Assistência Social–CREAS. O mesmo foi desenvolvido com dois jovens em cumprimento de medida socioeducativa, por meio de atendimentos psicossociais. A proposta de construção das Trajetórias Sociais, configurou-se enquanto uma ferramenta de complementação aos respectivos atendimentos. A construção das mesmas possibilitou compreender os vínculos entre a história pessoal, familiar e social dos sujeitos, bem como compreender as múltiplas determinações que permeiam as ações humanas. Em relação aos jovens, identificou-se que as Trajetórias Sociais proporcionaram uma experiência de reflexão sobre as suas trajetórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liandra Savanhago, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Psicologia e Especializanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Camila Trindade, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.

Tielly Rosado Maders, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Psicologia e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Políticas Públicas para la igualdad en América Latina (CLACSO). 

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Savanhago, L., Trindade, C., & Maders, T. R. (2021). Trajetórias Sociais: processo de intervenção com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–13. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3280

Edição

Seção

Artigos