O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas

Autores

  • Yuri Sá Oliveira Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA) http://orcid.org/0000-0002-8713-5543
  • Sonia Maria Guedes Gondim Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Iago Andrade Carias Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jonatan Santana Batista Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Katlyane Colman Machado de Machado Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Análise Lexical, Iramuteq, Pesquisa Qualitativa, Entrevista

Resumo

O estudo analisou os procedimentos metodológicos adotados em pesquisas empíricas que utilizaram o Iramuteq, software gratuito de análise estatística textual, para análise e interpretação de dados provenientes de entrevistas. Identificaram-se 38 artigos empíricos publicados entre 2009 a 2018, principalmente nas áreas de enfermagem e psicologia. 33 usaram a técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), 12 a Análise de Similitude, mas somente 3 utilizaram a Análise Fatorial por Correspondência (AFC) e nenhum deles fez uso da Análise de Especificidades. 33 apresentaram justificativa de escolha do Iramuteq. 10 adotaram a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Conclui-se haver subutilização dos recursos técnicos do Iramuteq, o que limita as possibilidades de compreender mais amplamente o fenômeno estudado. Apresentam-se sugestões de uso isolado e conjugado sobre os recursos de análise do Iramuteq. Espera-se contribuir na formação metodológica de pesquisadores interessados na análise de dados de entrevista apoiada em softwares de análise estatística textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Sá Oliveira Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Psicologia (UFPE). Professor Adjunto do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Sonia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Psicologia (UFRJ). Professora Titular do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do CNPq.

Iago Andrade Carias, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando em Psicologia (Bolsa FAPESB) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA)

Jonatan Santana Batista, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA)

Katlyane Colman Machado de Machado, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda em Psicologia (Bolsa CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA)

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Sá Oliveira Sousa, Y., Guedes Gondim, S. M., Andrade Carias, I., Santana Batista, J., & Colman Machado de Machado, K. (2020). O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–19. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3283

Edição

Seção

Artigos