Vulnerabilidade, apoio e inclusão social: trajetórias de universitários residentes em moradia estudantil

Autores

  • Luciana Oliveira de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Daniela Ribeiro Schneider Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Universidade, Moradia estudantil, Vulnerabilidade.

Resumo

 A trajetória de universitários residentes em moradias estudantis é marcada pela condição de vulnerabilidade social, sendo necessários recursos sociais e institucionais para viabilizar a continuidade dos estudos. Este artigo objetivou compreender como se constitui a relação dos moradores com a universidade, caminhos para acesso e desafios para permanência. Com base em abordagem qualitativa, trata-se de pesquisa com intervenção participativa, na qual foram utilizados instrumentos como observação participante e entrevistas. Os resultados elucidaram o papel das redes de apoio social e o enfrentamento de vulnerabilidades sociais antes da entrada na universidade. Quanto à universidade, moradores relataram a importância do acesso às políticas assistenciais, situações de preconceito vivenciadas pela condição de morador e a procura por recursos universitários (pedagógicos, psicossociais, culturais) diante de dificuldades vivenciadas na universidade e na moradia. São necessárias ações que promovam aproximações entre universidade e moradia, assim como estratégias que favoreçam a superação das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Oliveira de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possuo graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Especialista em saúde pública, com ênfase em saúde da família e comunidade (PREMUS/PUCRS 2009-2011). Mestrado em Psicologia, na área de concentração da Psicologia Social, pela PUCRS. Doutorado em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.  Atualmente, docente substituta pelo Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Profª. Titular do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e no Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia - España, 2012 e University of Miami - USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde, Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Jesus, L. O. de, & Schneider, D. R. (2021). Vulnerabilidade, apoio e inclusão social: trajetórias de universitários residentes em moradia estudantil. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3764

Edição

Seção

Artigos