Grupo com adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida: relato da experiência em um Centro de Referência Especializado em Assistência Social

Autores

  • Aline Alflen Schmitt
  • Deise Maria do Nascimento
  • Lucas Schweitzer

Resumo

O presente relato refere-se à experiência de estágio realizada em um Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Grande Florianópolis, com um grupo de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida. Para o desenvolvimento do trabalho, objetivou-se a reestruturação das potencialidades dos adolescentes, a discussão de questões relacionadas à descrença quanto às possibilidades de reinserção social e a promoção de estratégias para o reconhecimento de possibilidades na vida dos sujeitos. Como metodologia, foram utilizadas oficinas temáticas com assuntos relevantes no contexto cultural e social dos adolescentes. Os encontros permitiram pensar a Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida em outra perspectiva, destacando a importância de um ambiente de socialização. Os resultados apontaram uma mudança de comportamento dos jovens, maior capacidade de se comunicarem e de expressarem suas emoções. 

Palavras-chave: Medida Socioeducativa; Liberdade assistida; Ato infracional; Adolescência.

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Publicado

2019-05-21

Como Citar

Alflen Schmitt, A., Maria do Nascimento, D., & Schweitzer, L. (2019). Grupo com adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida: relato da experiência em um Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 11(2), 399–411. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1732

Edição

Seção

Artigos