Estigmas relacionados ao design da cadeira de rodas

Autores

Palavras-chave:

Cadeira de rodas, Estigma, Design de produto, Inclusão social.

Resumo

A cadeira de rodas é considerada um símbolo de deficiência, causando insatisfação a seus usuários. O objetivo geral deste estudo foi identificar os principais estigmas relacionados ao design da cadeira de rodas. A pesquisa é de gênero teórico e metodológico, de natureza básica e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionados nove estudos de campo que envolvem pessoas com e/ou sem deficiência na compreensão do significado atribuído a cadeira de rodas. Verificou-se que o olhar diferenciado e o sentimento de compaixão das pessoas sem deficiência foram as principais relações com o estigma do produto. O design da cadeira de rodas hospitalar é o que mais transmite emoções negativas. Observou-se ainda que estudos qualitativos se mostraram mais eficazes na compreensão do estigma. Acredita-se que sejam necessárias mudanças expressivas no design das cadeiras de rodas para reduzir sua estigmatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Barth, Universidade Feevale

Mestre e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Graduada em Design pela Universidade Feevale. Bolsista da CAPES.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora e mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia (UFRGS), especialista em Saúde e Trabalho (UFRGS/CEDOP), graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Professora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social, dos cursos de Graduação de Design e Engenharia de Produção, da Universidade Feevale.

Marcus Levi Lopes Barbosa, Universidade Feevale

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre e doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2022-12-05 — Atualizado em 2022-12-05

Versões

Como Citar

Barth, M., Renner, J. S., & Lopes Barbosa, M. L. (2022). Estigmas relacionados ao design da cadeira de rodas. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 17(1), 17. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/3165

Edição

Seção

Artigos