Lúcia, “uma Vida em Círculo” – Impasses de uma Rede de Cuidados para Crianças e Adolescentes

Autores

  • Izabel Cristina Friche Passos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Clarissa Sudano Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Flávia Daniela Santos Rodrigues Universidade FUMEC
  • Jacques Akerman Universidade FUMEC

Palavras-chave:

adolescência, atenção psicossocial, saúde mental, rede intersetorial.

Resumo

Este artigo trata do estudo de caso de uma adolescente atendida pela saúde mental da cidade de Belo Horizonte/MG-Brasil. O objetivo é analisar o percurso dessa jovem pela rede como exemplo dos muitos desafios que casos complexos representam para uma efetiva implantação da rede de atenção psicossocial. O caso foi escolhido como paradigmático em termos de sua dificuldade de abordagem, uma vez que, em sua trajetória de tratamento, essa jovem percorre vários dispositivos e serviços, tanto da rede especializada de saúde mental como da rede ampla de promoção, proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes, demandando sempre os serviços mais complexos da assistência, sem resolubilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Friche Passos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Clarissa Sudano Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Psicologia, ex-bolsista PIBIC da UFMG.

Flávia Daniela Santos Rodrigues, Universidade FUMEC

Graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC.

Jacques Akerman, Universidade FUMEC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor da Universidade FUMEC – Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Downloads

Publicado

2014-12-04

Como Citar

Passos, I. C. F., Ribeiro, C. S., Rodrigues, F. D. S., & Akerman, J. (2014). Lúcia, “uma Vida em Círculo” – Impasses de uma Rede de Cuidados para Crianças e Adolescentes. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 18–28. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/835

Edição

Seção

Artigos