Sartre Leitor de Fanon: Implicações Éticas e Políticas das Lutas Pós-coloniais

Autores

  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler Centro Universitário Estácio de Sá/SC
  • Edelu Kawahala Centro Universitário Estácio de Sá/SC

Palavras-chave:

Sartre, Fanon, ética, política, pós-colonial.

Resumo

Este ensaio discute as implicações éticas e políticas das lutas pós-coloniais, a partir do prefácio escrito por Sartre para o livro Os Condenados da Terra. Publicado em 1961, esse texto pode ser compreendido como uma ferramenta imprescindível para a contextualização de Fanon como intelectual diaspórico que escapa a uma visão europeia de mundo e de sujeito. Portanto, pode-se falar que o prefácio escrito por Sartre deve ser compreendido como um gesto político de enunciação e de visibilidade para com um autor proveniente da periferia e que, ao seu modo, contesta a hegemonia do centro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Centro Universitário Estácio de Sá/SC

Bacharel em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutorando em Psicologia pela UFSC. Professor no centro Universitário Estácio de Sá/SC.

Edelu Kawahala, Centro Universitário Estácio de Sá/SC

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutoranda em Psicologia pela UFSC. Professora do Centro Universitário Estácio de Sá/SC.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Vivar y Soler, R. D. de, & Kawahala, E. (2014). Sartre Leitor de Fanon: Implicações Éticas e Políticas das Lutas Pós-coloniais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 142–146. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/840

Edição

Seção

Artigos