A importância da psicologia social comunitária para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Tania Maria de Freitas Barros Maciel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Monalisa Barbosa Alves Universidade Federal de Pernambuco (PPGECON).

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária, Desenvolvimento, Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo aborda a importância da Psicologia Social Comunitária para o Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, pretende-se investir principalmente nas discussões acerca das contribuições da Psicologia Social Comunitária para a busca por alternativas originais e sustentáveis de desenvolvimento. Um dos grandes desafios que encontramos atualmente no trabalho conjunto com os atores sociais é propor alternativas originais de desenvolvimento que visem à sustentabilidade humana e social. A Psicologia Social Comunitária brasileira tem muito a contribuir neste debate, tanto com pesquisas sobre lazer, sustentabilidade e desenvolvimento como elaborando soluções para os principais problemas urbanos. Contudo, a importância da Psicologia Social Comunitária, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável consiste em apontar discussões e ferramentas operativas, na busca de uma alternativa de desenvolvimento mais adequada à realidade local, agregando à dinâmica social do destino a importância do sujeito como transformador da sua própria realidade. Realidade esta mais humana, ética e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria de Freitas Barros Maciel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutora pelo L’Institut d’Etudes Politiques de Paris Sciences Po. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa Interdisciplinar de Comunidades e Ecologia Social (Programa EICOS), Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro).

Monalisa Barbosa Alves, Universidade Federal de Pernambuco (PPGECON).

Doutora em Economia. Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGECON). Participa do Programa Interdisciplinar de Comunidades e Ecologia Social (Programa EICOS), Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Maciel, T. M. de F. B., & Alves, M. B. (2016). A importância da psicologia social comunitária para o desenvolvimento sustentável. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 272–282. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Maciel%2C%20Alves

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Comunitária