ADOECIMENTO PSICOSSOMÁTICO EM MÃES QUE ESTÃO EXPOSTAS A VULNERABILIDADE DOS FILHOS ADICTOS

Autores

  • Gilmar Antoniassi Junior Faculdade Patos de Minas
  • Vânia Cristine de Oliveira Faculdade Patos de Minas
  • Luciana de Araujo Mendes Silva Faculdade Patos de Minas
  • Glória Lucia Alves Figueredo Universidade de Franca

Palavras-chave:

Psicologia Social

Resumo

Objetivou-se verificar em mães de filhos adictos a possibilidade do adoecimento psicossomático quando expostas à vulnerabilidade do envolvimento das drogas. Estudo qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. Como instrumentalização utilizou-se a Escala de Hamilton, Escala de Alexitimia de Toronto, Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus, e entrevista semiestruturada. Observou-se traços depressivos, alexítimicos e a presença de adoecimento psicossomático em virtude da exposição à vulnerabilidade envolvendo adicção, assim como os efeitos e consequências da dependência química que afetam diretamente à sociedade, à família, e, sobretudo às mães. Faz-se necessário atribuir importância aos serviços de saúde pública e a necessidade de uma rede de apoio articulada que propicie tratamento especializado para adicto e suporte de enfrentamento para a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antoniassi Junior, Faculdade Patos de Minas

Graduado em Psicologia pela Faculdades Integradas de Fernandópolis, atualmente é Doutorando em Psicologia pela Uniersidade Empresalyares e Socyales (BA/AG). Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca (SP/BR). Doutorando em Psicologia pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (BA/AR). Pesquisador na área de Psicologia da Saúde e Relações Famíliares, atua com base nas linhas de pesquisas em Risco e Vulnerabilidade de Saúde em relação ao Uso de Drogas; Relações de Famílias na Contemporaneidade; Universidade Promotora da Saúde; Educação como processo mediador do sujeito – família – sociedade. No curso de Psicologia é responsável pelo Núcleo de Processos Educativos e Promoção da Saúde. Na Estrutura universitária da FPM, é Chefe do Departamento Pedagógico de Professores, Monitores e Estágios. Membro fundador do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos onde compõe a função de Vice-Coordenador.

Vânia Cristine de Oliveira, Faculdade Patos de Minas

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Patos de Minas. Cursando Especialização em Promoção da Saúde e Psicologia Hospitalar pela Faculdade Patos de Minas.

Luciana de Araujo Mendes Silva, Faculdade Patos de Minas

Doutora em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca. Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca. Docente da Faculdade Patos de Minas.

Glória Lucia Alves Figueredo, Universidade de Franca

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Saúde Pública (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2007). Pesquisadora e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior PIBIC-EM. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Franca. Membro do GT nacional de promoção da saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Líder do Grupo de Pesquisa Apoio social e Promoção da Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem no Cuidado de Crianças e Adolescentes da Universidade de São Paulo. Atuando sobre os seguintes temas: enfermagem, saúde pública, saúde da criança, família, estratégia saúde da família e atenção primária à saúde.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Antoniassi Junior, G., Oliveira, V. C. de, Silva, L. de A. M., & Alves Figueredo, G. L. (2019). ADOECIMENTO PSICOSSOMÁTICO EM MÃES QUE ESTÃO EXPOSTAS A VULNERABILIDADE DOS FILHOS ADICTOS. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2621

Edição

Seção

Artigos