A atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais no contexto da humanização e integralidade em saúde

Autores

  • Marjory Furlan Rueda Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender a atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). O estudo possui cunho exploratório e natureza qualitativa. Como procedimentos metodológicos de coleta de dados foram utilizados o formulário de dados e o grupo focal. Para interpretar os dados adquiridos no grupo focal foi utilizada a análise de conteúdo temática. Constatou-se que a atuação do Assistente Social no HURCG perpassa os casos emergenciais e os complexos, sendo o vínculo de confiança e a resolutividade dos problemas os fatores determinantes na relação dos Assistentes Sociais com outros profissionais e com os pacientes na alta hospitalar no HURCG. Notou-se que o Assistente Social é considerado como um dos profissionais essenciais no planejamento da alta hospitalar. Além disso, a articulação com a rede de atendimento e os princípios de humanização e integralidade no atendimento mostraram-se imprescindíveis nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjory Furlan Rueda, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Assistente Social. Residente no Programa de Reabilitação/Saúde Funcional da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). Pós-graduanda no curso de Gestão em Saúde – Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ponta Grossa (PR), Brasil.

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuante no curso de Serviço Social, no Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas – mestrado e doutorado, na UEPG e no Curso de Residência em Gestão Pública Municipal – Universidade Aberta do Brasil – UAB. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais pela UEPG. Especialista em Administração Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pe. João Bagozzi. Graduada em Serviço Social pela UEPG. Ponta Grossa (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-18

Como Citar

Rueda, M. F., & Carneiro e Silva, S. (2021). A atuação do Assistente Social na alta hospitalar do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais no contexto da humanização e integralidade em saúde. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–18. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2957

Edição

Seção

Artigos