Obstáculos à produção do cuidado em álcool e outras drogas na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental: prelúdios do cenário atual?

Autores

  • Adriana Leão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruna Lidia Taño Universidade Federal do Espírito Santo
  • Douglas Gonçalves Jacob Secretaria do Estado da Saúde do Espírito Santo
  • Karine dos Santos Pimentel

Palavras-chave:

serviços de saúde mental, transtornos relacionados ao uso de substância, saúde pública, práticas psicossociais.

Resumo

A partir de 2016, observam-se direcionamentos políticos divergentes em relação ao cuidado norteado pela atenção psicossocial de base comunitária e territorial. Diante das diretrizes para o cuidado em rede e as contradições na condução das políticas, questionamo-nos sobre os desafios na produção do cuidado com usuários de álcool e outras drogas. Neste estudo, objetivamos compreender os principais obstáculos para o cuidado em Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no âmbito do Sistema Único de Saúde, a partir da visão dos trabalhadores da saúde mental. Norteada pela Análise de Conteúdo, dois temas centrais se fizeram presentes: a estigmatização em torno dos usuários de álcool e outras drogas e a presença das Comunidades Terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial. Os resultados apontaram para um processo de retrocesso e possível desmonte da Raps, como se preconizava, uma vez que o tema das Comunidades Terapêuticas se mostrou transversal aos resultados analisados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Leão, A., Taño, B. L., Jacob, D. G., & Pimentel, K. dos S. (2021). Obstáculos à produção do cuidado em álcool e outras drogas na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental: prelúdios do cenário atual?. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(3), 1–15. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3733

Edição

Seção

Artigos