A Psicologia no âmbito da Assistência Social: relato de experiência

Autores

  • Pedro Henrique Lima Ximenes É Psicólogo formado pela Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral (2020). Trabalha no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS bem-me-quer, da Prefeitura Municipal de Meruoca. Faz pós-graduação em Psicologia Educacional pelo Centro Educacional Ícone. Tem experiência nas áreas de Pesquisa Quantitativa em Psicologia e Psicanálise, ambas voltadas para temas da Educação. Também possui experiência na política pública de Assistência Social.
  • Maria Suely Alves Costa Universidade Federal do Ceará - campus de Sobral

Palavras-chave:

Prática, Psicologia, Assistência Social, Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho estrutura-se como discussão teórico-prática de estágio em Psicologia no campo da política de Assistência Social, especificamente nos Centros de Referência da Assistência Social – Cras e Creas, tendo como objetivo refletir sobre a presença da Psicologia no campo da Assistência Social por meio da prática no serviço público. A inserção no campo se baseou nas observações dos atendimentos realizados e nas visitas domiciliares. Verificaram-se alguns desafios, destacando-se o enfrentamento direto das violências, traduzido pelo acompanhamento às vítimas, e as dificuldades inerentes ao serviço público. Como conclusões, possibilitou a aproximação do estudante com o trabalho em Psicologia no âmbito da Assistência Social por meio da vivência das rotinas. No mais, percebeu-se um campo rico em experiências, ainda pouco explorado na literatura, e no qual a Psicologia se faz necessária e tem muito a contribuir desde sua perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suely Alves Costa, Universidade Federal do Ceará - campus de Sobral

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Especialização em Psicodiagnóstico pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Doutorado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho Portugal (2017). É Professora da Universidade Federal do Ceará - campus de Sobral, atuando no Mestrado Profissional de Psicologia e Políticas Publicas, na linha de pesquisa clinica, políticas publicas e saúde, e na graduação em Psicologia.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental, Doenças Crônicas, Análise do Comportamento, Cuidados Familiares e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Lima Ximenes, P. H., & Alves Costa, M. S. (2021). A Psicologia no âmbito da Assistência Social: relato de experiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(4), 1–14. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3838

Edição

Seção

Artigos