Educadores de museu: a produção de sentidos acerca de uma experiência extramuros

Autores

  • Orlando Coelho Barbosa
  • Marisa Irene Siqueira Castanho

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a produção de sentidos de educadores sobre um programa de educação em museu oferecido à população em situação de rua. Participaram três educadores, com diferentes níveis de envolvimento na ação educativa investigada. Utilizaram-se, como instrumentos, um questionário com informações socioeconômicas e um roteiro semiestruturado para entrevista individual. O processo de análise seguiu a proposta de organização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação, a partir das falas e expressões dos entrevistados. Apreenderam-se aproximações de sentidos subjetivos favorecedores da emancipação dos sujeitos, educadores e educandos, por meio de ações permeadas pela técnica, mas também pela afetividade, e criação de mecanismos de participação dos atendidos. A ação educativa pode ser considerada uma alternativa de superação da condição de pessoa em situação de rua, de desmitificação de preconceitos e de abertura de perspectivas de discussão sobre políticas públicas atentas a esse público.

 Palavras-chave: População em situação de rua; Exclusão social; Educação não formal; Museu; Subjetividade.

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Publicado

2019-05-21

Como Citar

Coelho Barbosa, O., & Irene Siqueira Castanho, M. (2019). Educadores de museu: a produção de sentidos acerca de uma experiência extramuros. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 12(2), 369–387. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1730

Edição

Seção

Artigos