O trabalho psicossocial em rede: uma experiência no município de Cajamar

Autores

  • Soraia Ansara EACH-USP
  • Ingrid Matzembacher Stocker Taffarello EACH-USP

Palavras-chave:

Trabalho em rede, Práticas psicossociais, Psicologia comunitária, Metodologias participativas, Fortalecimento da comunidade.

Resumo

Este artigo refere-se a uma prática psicossocial comunitária na qual foi implantado o trabalho em rede, cuja metodologia teve por base o referencial da psicologia comunitária defendido por Montero (2004; 2006). Essa experiência de trabalho em rede foi realizada no Município de Cajamar durante dois anos (2007-2009), com a participação de diferentes atores sociais, dentre eles representantes do poder público (diretorias: cultura, esportes, saúde, assistência social, defesa civil) e da sociedade civil (associações de bairro, pastoral da criança, usuários da assistência social), fórum, representantes de empresas e comércio. A iniciativa dessa intervenção psicossocial visava introduzir uma prática comunitária desde a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), tendo em vista romper com aquelas práticas marcadas pelo assistencialismo e clientelismo. A experiência aqui relatada evidencia que as metodologias participativas, que envolvem a população destinatária dos Programas Sociais, promovem a construção de uma cidadania forte, consciente e crítica, como propõe Montero (2004), mas requer que a população assuma a direção dessas ações, não podendo ficar nas mãos do Poder Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Ansara, EACH-USP

Doutora em Psicologia Social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSSP), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do PNPD-CAPES. Docente do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo.

Ingrid Matzembacher Stocker Taffarello, EACH-USP

Psicóloga. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSSP), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Ansara, S., & Taffarello, I. M. S. (2016). O trabalho psicossocial em rede: uma experiência no município de Cajamar. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 101–114. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Ansara%2C%20Taffarello

Edição

Seção

Artigos