“Vida Loka”: vivências de jovens em contextos de exclusão e violência

Autores

Palavras-chave:

Exclusão social, Juventude, Estilo de vida, Identidade social, Violência.

Resumo

Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa de caráter longitudinal, da qual participaram cinco jovens que foram alunos de uma Escola Aberta. Esses jovens protagonizaram um documentário, no qual falaram sobre suas vivências, e após quatro anos foram contatados novamente para entrevistas. Assim, este artigo objetiva compreender os atravessamentos do estilo “Vida Loka” nas trajetórias desses jovens, sendo esse estilo um aspecto que se evidenciou relevante em suas experiências. Os resultados apontam elementos que parecem caracterizar a “Vida Loka”: a violência, a linguagem própria, as relações conturbadas com a polícia, etc. Ainda, os jovens manifestaram desejos e projetos de vida pertencentes a uma “Vida não Loka”, referentes à estabilidade e segurança, tais como constituir família, empregar-se, etc. Por fim, destaca-se a “Vida Loka” como uma “inclusão social às avessas”, bem como a importância do compromisso ético por parte dos profissionais e pesquisadores na compreensão de perspectivas mais reflexivas e menos excludentes.

 

Palavras-chave: exclusão social; juventude; estilo de vida; identidade social; violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Missio, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.

Renata Petry Brondani, Psicóloga do Acolhimento institucional Lar de Mirian e Mãe Celita.

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Psicóloga do Acolhimento institucional Lar de Mirian e Mãe Celita.

Dorian Mônica Arpini, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Professora Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Camila Almeida Kostulski, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Psicóloga, Especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos, FAPAS; Mestre em Psicologia da Saúde, UFSM; Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Bolsista CAPES.

Fabiana Müller Schmitt, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Psicóloga, Residente no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, com ênfase em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Missio, J., Brondani, R. P., Arpini, D. M., Kostulski, C. A., & Schmitt, F. M. (2020). “Vida Loka”: vivências de jovens em contextos de exclusão e violência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3330

Edição

Seção

Artigos