Psicologia Social Comunitária e Agroecologia: uma experiência de formação no contexto amazônico

Autores

Palavras-chave:

Ambientes Rurais, Psicologia Comunitária, Agroecologia, Amazônia, Formação do Psicólogo.

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo apresentar e discutir uma experiência da disciplina Psicologia Social Comunitária, no segundo semestre de 2018, com um grupo de agricultores de alimentos orgânicos da zona rural do município de Iranduba/AM, que segue os princípios agroecológicos. Descrevemos e discutimos a elaboração do Plano de Ação nas seguintes etapas: familiarização com os agricultores em seu cotidiano; levantamento dos problemas e necessidades; elaboração das estratégias de ação e sua colocação em prática; avaliação final. Concluímos que a aproximação com os agricultores nos trouxe valiosa bagagem para a atuação profissional por: atuarmos em um contexto rural; agirmos como parceiros, em vez de termos apenas uma escuta qualificada; ampliarmos nossas consciências sobre a realidade local amazônica, e não meramente a deles; percebermos que a alimentação e escolha de produtos orgânicos é um ato político; aproximarmo-nos da Agroecologia e de sua proposta de transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, Universidade Federal do Amazonas

Professor do PPGPSI/FAPSI-UFAM.

Guilherme Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Psicologia

Jolorena de Paula Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia

Pedro Xavier Lana, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Psicologia

Quezia Amaral Silva Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Calegare, M. G. A., Torres, G. V., Tavares, J. de P., Lana, P. X., & Teixeira, Q. A. S. (2021). Psicologia Social Comunitária e Agroecologia: uma experiência de formação no contexto amazônico. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(4), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3719

Edição

Seção

Artigos