“Dormindo com a inimiga”: imaginário machista em tempos de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa psicanalítica, COVID-19, sofrimentos sociais, violência contra a mulher, machismo.

Resumo

Fundamentando-se na Psicologia Psicanalítica Concreta, criada na América Latina a partir da articulação entre a Psicanálise e o pensamento dialético, este estudo objetiva investigar imaginários coletivos machistas sobre mulheres que estão em relacionamentos conjugais heterossexuais, no contexto do isolamento social decorrente da pandemia da covid-19, justificando-se pelo aumento expressivo de ocorrências de violência doméstica nesse período. Organizando-se ao redor da abordagem psicanalítica de memes sobre relações heterossexuais, a investigação permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes intersubjetivos: “Game over” e “Dormindo com a inimiga”. Tais campos revelam crenças de que o casamento tira a liberdade do homem casado, privando-o dos prazeres sexuais que mulheres, concebidas como bonecas eróticas, proporcionam aos solteiros, para colocá-lo sob o autoritarismo da esposa, que, fantasiada como figura maléfica, torna-se alvo de uma violência que se apresenta, nesse imaginário, como justificada e legítima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Ortolan Fernandes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na PUC-Campinas, no Grupo de Pesquisa "Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção". Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas.

Tomiris Forner Barcelos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na PUC-Campinas, no Grupo de Pesquisa "Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção". Mestre em Psicologia  pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Cristiane Helena Dias Simões, Membro do grupo de pesquisa “Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade”, liderado pela Livre Docente Tania Maria José Aiello-Vaisberg, do Instituto de Psicologia da USP.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre pela Faculdade de Ciências Médidas da UNICAMP.

Tânia Maria Josè Aiello-Vaisberg, Universidade de São Paulo - USP e Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC.

Professora Livre Docente em Psicopatologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientadora de Mestrados e Doutorados no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Ortolan Fernandes de Oliveira, D., Forner Barcelos, T., Dias Simões, C. H., & Josè Aiello-Vaisberg, T. M. (2021). “Dormindo com a inimiga”: imaginário machista em tempos de COVID-19. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(2), 1–16. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3995

Edição

Seção

Número temático: Psicosociología en Latinoamérica