Mangueira: a cultura comunitária e o Centro Cultural Cartola

Autores

  • Cibele Mariano Vaz de Macêdo Universidade Ibirapuera/ Universidade Santo Amaro
  • Regina Gloria Nunes Andrade Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia

Palavras-chave:

Investigação-intervenção em Psicologia Social Comunitária, Ética e práticas comunitárias, Relação profissional-comunidade.

Resumo

O presente trabalho analisa as relações entre os processos de investigação e de intervenção no campo comunitário, enfatizando duas questões centrais: a) se a investigação (pesquisa) deve conduzir a ações que também sejam comprometidas com a realidade e a transformação social; e b) se o processo de intervenção em comunidade gera conhecimentos socialmente relevantes. Para isso procede-se a uma reflexão sobre os dilemas e desafios éticos que estão presentes nas práticas comunitárias: a) relacionados às exigências metodológicas e de produção de conhecimento; b) ligados à “sensibilidade cotidiana e histórica”. Indaga-se se a intervenção psicossocial capta os processos de participação e conscientização. Finaliza-se com uma exposição de aspectos importantes para a congruência metodológica e política entre intervenção e investigação psicossocial em comunidade, na perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele Mariano Vaz de Macêdo, Universidade Ibirapuera/ Universidade Santo Amaro

Doutora (2013) e Mestre (2009) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Psicoterapia de Criança, Casal e Família (2008), em Gestalt-terapia (2006) e Graduada em Psicologia (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Relações Raciais: memória, identidade e imaginário, na PUC-SP. Professora na Universidade Ibirapuera e na Universidade Santo Amaro

Regina Gloria Nunes Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1974). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1965). Doutorado em Comunicação Social pela ECO Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia - Pós-graduação em Psicologia Social. Atualmente é pesquisadora visitante da UERJ - Coordenadora do Convênio CAPES-COFECUB com a Université Lille.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Macêdo, C. M. V. de, & Andrade, R. G. N. (2016). Mangueira: a cultura comunitária e o Centro Cultural Cartola. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 260–271. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Mac%C3%AAdo%2C%20Andrade

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Comunitária