Práticas em psicologia comunitária e processos de mobilização social: provocações para um debate

Autores

  • Marcos Vieira-Silva Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária, Experiências Práticas, Categorias Temáticas, Articulações, Mobilização Social.

Resumo

A Psicologia Social Comunitária, desde o seu surgimento no Brasil, nos anos setenta, tem se colocado como um campo temático com forte apelo interdisciplinar e com forte tradição de participação social e política. O trabalho a seguir apresenta reflexões desenvolvidas a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com a participação do autor e ligadas a categorias temáticas utilizadas por profissionais e estudantes da área. Tais experiências foram e estão sendo desenvolvidas principalmente a partir do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/UFSJ), em Minas Gerais. O texto termina com um convite ao pensar e agir a partir de provocações sugeridas em torno de várias articulações entre categorias temáticas e práticas desenvolvidas pela Psicologia Social Comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vieira-Silva, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Professor Associado III do Departamento de Psicologia da UFSJ. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, com estágio Pós-Doutoral em História da Psicologia Comunitária. Especialista em Dinâmica de Grupos – Grupos Operativos. Coordenador do LAPIP/UFSJ – Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais. Coordenador do GT Psicologia Comunitária da ANPEPP.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Vieira-Silva, M. (2016). Práticas em psicologia comunitária e processos de mobilização social: provocações para um debate. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 292–300. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Vieira-Silva

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Comunitária