DAS RUGOSIDADES DO COLISEU À HIPERMEDIAÇÃO DAS ARENAS: UMA RELEITURA DO FUTEBOL SOB A ÉGIDE DA GEOGRAFIA CULTURAL

Autores

Resumo

O artigo demonstra como a metamorfose dos estádios em arenas multiuso reconfigura as espacialidades e a experiência do torcer na contemporaneidade. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Da Matta (1982), Brunet (1993), Mascarenhas (2005), Garraffoni (2008), Claval (2011), Straubhaar (2013), Ferreira (2017), Souza (2019) e Granetto e Feitosa (2022). A pesquisa foi desenvolvida por meio da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais, utilizando os descritores: geografia, categorias geográficas, cultura, geografia cultural, esporte e futebol. Parte-se do entendimento de que a Geografia, enquanto ciência dedicada à análise do espaço, apresenta amplo campo interpretativo, abrangendo diferentes vertentes e especialidades, entre as quais se destaca a Geografia Cultural. Nesse sentido, considera-se que a cultura futebolística no Brasil constitui um relevante campo de interpretação social, em razão de sua ampla difusão e presença em diferentes porções do território, evidenciando as relações históricas entre o espetáculo esportivo e a organização da sociedade. Assim, ressalta-se o potencial analítico do futebol para os estudos geográficos, bem como a estreita articulação entre a Geografia Cultural e o fenômeno futebolístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Alexandre da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2014) ;Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEO - Nível Mestrado(2016) e Doutorado (2025) - Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES; e Membro do Mestrado Acadêmico Associado do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicos Raciais e Ensino-PPGREGE- IFNMG\UNIMONTES(2025).Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (1995); é especialista em Geografia Regional do Brasil e Minas Gerais-UNIMONTES (1997) e em Turismo e Desenvolvimento Regional - Faculdades Integradas Pitágoras Claros-FIP/MOC (2003); mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2007). É docente da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES no Departamento de Geociências e investigador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Rural-NEPGER, com projetos e bolsistas de Iniciação Científica.. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Cultural, Território, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Sustentável, Relações entre o Urbano e o Rural, Turismo e Representações Geográficas e Cartográficas. Participou do PIBID de 2014 a 2018 ; de 08/2018 até 01/2020 ; de 10/2020 até 04/2022 e o último de 06\2023 a 03\2024.Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO- Unimontes( Março de 2021 a Março 2023) onde é docente e pesquisador. 

Ramon Rodrigues Soares, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado e mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Interesse de pesquisa em ,Geografia Cultural (territorialidades humanas), Geografia Urbana e Geografia Escolar. Professor da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado acadêmico) em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação Profissional (nível mestrado) em Rede em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec). Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais - LEGIDEPE, vinculado do diretório do CNPq. Ex-coordenador do Programa de Extensão Biotemas. Membro do Cursinho Popular Darcy Ribeiro. Atuante nas atividades da UAB Unimontes. Professor Orientador do Programa Residência Pedagógica em Geografia (PRP). Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Unimontes). Editor Adjunto da Revista Ciranda. Membro de conselho editorial e científico de vários periódicos. Docente de Geografia com ampla experiência na educação básica (pública e privada), em cursos pré-vestibulares e técnicos. 

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (2025). Bolsista FAPEMIG, doutoranda (2025). Mestra em Geografia pelo PPGEO/Unimontes (2023-2025). Bolsista CAPES, mestranda (2023-2025). Bolsista FAPEMIG, pesquisadora (2025-2025). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unimontes (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) (2020-2022). Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica do Departamento de Geociências da Unimontes (2021-2022).

Downloads

Publicado

2026-02-20

Como Citar

Alexandre da Silva, C., Rodrigues Soares, R., de Carvalho Alves, R., & Rodrigues Rocha, V. T. (2026). DAS RUGOSIDADES DO COLISEU À HIPERMEDIAÇÃO DAS ARENAS: UMA RELEITURA DO FUTEBOL SOB A ÉGIDE DA GEOGRAFIA CULTURAL. Revista Territorium Terram, 9(17), 30–51. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/6015