Atitudes dos docentes de educação infantil em situação de acidente escolar

Autores

  • Hercules de Oliveira Carmo Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP
  • Rosalin Cristine de Araújo Souza Ambulatório Médico do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida SP
  • Claudia Lysia de Oliveira Araújo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
  • Alison Gonçalves Francisco Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457

Palavras-chave:

Docentes, Saúde escolar, Prevenção de acidentes, Emergências

Resumo

Objetivo: este estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos docentes de uma escola de educação infantil perante um acidente escolar. Método: trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma escola privada, situada no interior do estado de São Paulo, com dez professores de ensino fundamental I (1º ao 4º ano). Resultados: todos estes têm conceito amplo sobre acidente escolar, seis declaram ter em sua formação instruções de atuação em primeiros socorros e todos revelaram que a instituição na qual trabalham não forneceu preparo ou capacitação para atuação em acidentes escolares. Quatro informaram atuação direta nas situações de acidentes, sendo que os principais acidentes vivenciados foram: convulsões, cortes profundos, fraturas de membros superiores e inferiores expostas ou não, entorses, cortes extensos com muito sangramento, quedas e engasgamentos. Conclusão: faz-se necessária uma atuação intersetorial, criando parcerias com a Estratégia de Saúde da Família local para implementar ações que visem capacitar, promover e assistir os estudantes e os docentes no âmbito do Programa de Saúde na Escola, pois “Quando se trabalha com criança o risco é permanente”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules de Oliveira Carmo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP

Enfermeiro, Doutorando em Gerenciamento em Enfermagem - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP Mestre em Saúde e Tecnologia Hospitalar - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.  Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Antropologia da Saúde - LIEPAS/UNIRIO. Atualmente Enfermeiro Socorrista do SAMU Regional de Guaratingueta, SP.

Rosalin Cristine de Araújo Souza, Ambulatório Médico do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida SP

Enfermeira, graduada e Pós graduada em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA.  Atualmente Enfermeira Ambulatório Médico do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida SP

Claudia Lysia de Oliveira Araújo, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São (USP). Professora Titular do curso de enfermagem e Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Urgência e Emergência do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA.

Alison Gonçalves Francisco, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Acadêmico do 5º ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA

Downloads

Publicado

2017-07-08

Como Citar

Carmo, H. de O., Souza, R. C. de A., Araújo, C. L. de O., & Francisco, A. G. (2017). Atitudes dos docentes de educação infantil em situação de acidente escolar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457

Edição

Seção

Artigos Originais