Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM), com editoração pela Universidade Federal de São João del-Rei, tem como missão a divulgação da Ciência da Enfermagem e da Saúde, através da publicação de resultados de pesquisas científicas, de autores brasileiros e de outras nacionalidades. Recebe artigos originais, desenvolvidos por métodos quantitativos, qualitativos, mistos, reflexões, revisões sistematizadas e relatos de experiência/atualidades/inovação tecnológica. Os estudos devem, necessariamente, trazer contribuições para a ciência e/ou prática de enfermagem e/ou saúde. A revista é sem fins lucrativos e de acesso livre, gratuito e com publicação contínua.

A RECOM tem como missão a publicação de resultados de pesquisas científicas de enfermagem e de outras áreas de interesse, de autores brasileiros e de outras nacionalidades.

A revista iniciou circulação em janeiro do ano de 2011. 

Os manuscritos a serem submetidos, deverão destinar-se exclusivamente à RECOM, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. 

Serão aceitos manuscritos originais e inéditos, que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da produção científica da área de Enfermagem e Saúde. 

Serão aceitos para avaliação trabalhos escritos na língua portuguesa, inglesa e espanhola, com resumos nos três idiomas citados.

Os artigos publicados na RECOM serão de inteira responsabilidade dos autores, sendo proibida a sua reprodução, mesmo que parcial, sem a autorização do editor.

Público alvo: pesquisadores enfermeiros ou de áreas afins, profissionais da área da saúde e outras áreas de interesse.

Processo de Avaliação

A análise dos artigos será iniciada no ato do recebimento, sendo realizada em etapa preliminar pelo Conselho Editorial, quanto à observância do atendimento das normas editoriais, pertinência do conteúdo do manuscrito, a linha editorial do periódico e a coerência interna do texto.

O Conselho Editorial terá 15 dias para a devolução do manuscrito, contendo ou não solicitações ou pendências.

O (s) autor (es) terão 15 dias para reencaminhar o manuscrito, cumprindo as solicitações.

Após o atendimento das solicitações do Conselho Editorial, o manuscrito será encaminhado a dois avaliadores ad hocs, os quais terão 15 dias para emitir parecer sobre o manuscrito submetido. 

As solicitações deverão ser atendidas pelo (s) autor (es) e o artigo editado enviado ao editor junto com carta resposta no prazo de 15 dias. Caso as solicitações não sejam atendidas no período determinado, o artigo será retirado, devendo-se iniciar novo processo de submissão.

Em situações de recusa do artigo durante o processo editorial não será devolvido o valor da taxa de submissão.
A publicação dependerá do atendimento das solicitações encaminhadas pelo Conselho Editorial e pelos Avaliadores ad hocs.

A apreciação do conteúdo dos manuscritos é feita por meio do modelo de Revisão por Pares realizada por avaliadores Ad Hocs, sendo mantido sigilo quanto à identidade dos mesmos e dos autores.

Após a avaliação pelos ad hocs, os manuscritos serão encaminhados novamente ao Conselho editorial para análise do cumprimento das normas de publicação e, após esta análise, poderão receber os seguintes pareceres: artigo aceito; artigo aceito após alterações, artigo não aceito.

Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o aceite final. 

As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista.

Estratégias de Qualificação dos Artigos a serem submetidos

A RECOM recomenda aos autores o uso de estratégias de qualificação para a publicação de pesquisa. Tais estratégias constituem recursos que favorecem o potencial de publicação e sua utilização em referências em pesquisas. A seguir, apresentam-se alguns protocolos internacionais validados que recomendamos o uso conforme os diferentes desenhos de pesquisa:

Ensaios clínicos: CONSORT http://www.consort-statement.org/downloads e identificação de Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (www.icmje.org). O número de identificação deve constar no final do resumo.

Revisões sistemáticas e meta-análises: PRISMA http://www.prisma-statement.org/2.1.2%20-%20PRISMA%202009%20Checklist.pdf Apresentar, sempre que possível, o método de concordância adotado para a análise dos artigos incluídos, por ex., Kappa.

Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE http://strobe-statement.org/fileadmin/Strobe/uploads/checklists/STROBE_checklist_v4_combined.pdf

Estudos qualitativos: COREQ (Consolidated criteria for reporting qualitative research) http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long
OBS: protocolos de outros tipos de estudos são encontrados na rede EQUATOR http://www.equator-network.org/ e no artigo de Larson E, Cortazal M. Publication guidelines: need widespread adoption. Journal of Clinical Epidemiology. 2012;65:239-246.

Periodicidade

A Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM) adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass). Números especiais são publicados a critério do Conselho de Editores. A revista publica anualmente 60 artigos (45 artigos originais, 8 artigos de revisão, 4 relatos de experiência e 5 reflexões teóricas).

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Convite para submissão de artigos originais

A Revista RECOM - Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro é um periódico eletrônico que publica materiais científicos na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem, de colaboradores nacionais e internacionais. O início da circulação da revista aconteceu no primeiro trimestre de 2011. Atualmente a RECOM possui Qualis/CAPES área da enfermagem B1, possui acesso aberto (http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom). Convidamos a comunidade científica para submissões de suas pesquisas originais.
Plataforma para submissão: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/
Preparo do artigo: Siga as “Diretrizes para Autores” disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/about/submissions#authorGuidelines

Fontes de Apoio

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ - NTINF