Revisão integrativa do uso dos ácidos graxos essenciais no tratamento de lesão cutânea

Autores

  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG
  • Eline Lima Borges UFMG
  • Virgínia de Maio Fátima Ferreira Unidade Básica de Referência de Ribeirão das Neves-MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.23

Palavras-chave:

Ácidos graxos essenciais. Ácido linoléico. Ácidos linolênicos. Ácidos graxos ômega-3. Ácidos graxos ômega-6. Cicatrização de feridas.

Resumo

Resumo: Na prática clínica, apesar dos avanços tecnológicos decorrentes dos resultados de pesquisa, ainda é comum encontrar vários profissionais utilizando produtos no tratamento tópico de lesões sem evidência científica. Um produto muito utilizado é o composto de ácidos graxos essenciais (AGE). No entanto, são observados alguns questionamentos quanto a sua efetividade. Diante disso, optou-se por fazer uma revisão integrativa da literatura com objetivo de identificar a efetividade dos ácidos graxos essenciais no tratamento de lesão cutânea. Como resultado dessa revisão, pode-se concluir que publicações relevantes sobre o tema ainda são escassas e os estudos aqui analisados não se constituem referência para o uso do AGE, visto que os mesmos apresentam fragilidades metodológicas que inviabilizam o estabelecimento de recomendações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Eline Lima Borges, UFMG

Enfermeira. Estomaterapeuta TiSOBEST. Mestre e doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG.

Virgínia de Maio Fátima Ferreira, Unidade Básica de Referência de Ribeirão das Neves-MG

Enfermeira da Unidade Básica de Referência de Ribeirão das Neves. Estomaterapeuta pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

 

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Vieccelli Donoso, M. T., Borges, E. L., & Fátima Ferreira, V. de M. (2011). Revisão integrativa do uso dos ácidos graxos essenciais no tratamento de lesão cutânea. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.23

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura