O impacto do comportamento do idoso com doença de Alzheimer na vida do cuidador

Autores

  • Aline Miranda da Fonseca Marins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jaqueline Da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.2484

Palavras-chave:

Idoso, Doença de Alzheimer, Enfermagem, Cuidadores.

Resumo

Objetivo: propor uma reflexão, à luz do Interacionismo Simbólico, sobre o comportamento do idoso com doença de Alzheimer e seus desdobramentos na vida do cuidador. Método: reflexão teórica fundamentada nos preceitos do Interacionismo Simbólico. Optou-se por essa abordagem, pois utiliza como ferramenta a concepção dos próprios atores a respeito do mundo social no qual estão inseridos, atribuindo-lhe significados que refletem nas próprias ações. Resultados: o mundo social do cuidado, vivenciado pelo idoso e seu cuidador não pode ser interpretado em termos de relações determinísticas, pois a natureza dos símbolos é manipulada pelo processo interpretativo e subjetivo de cada cuidador. À medida que ele vivencia sua realidade de cuidado, são estabelecidas transações e interações que se desdobram em demandas de cuidado. Conclusão: Essas demandas apresentam possibilidades reais de intervenção de enfermagem e precisam ser conduzidas a partir da interpretação atribuída e individualizada por cada cuidador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Miranda da Fonseca Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ  -  Brasil. Coordenadora do Projeto de Extensão: Cuidando do Idoso e de seu Cuidador (PROECIC - EEAN - UFRJ).

Jaqueline Da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Pesquisadora, PhD em Enfermagem Gerontológica, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ  -  Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Marins, A. M. da F., & Silva, J. D. (2017). O impacto do comportamento do idoso com doença de Alzheimer na vida do cuidador. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.2484

Edição

Seção

Reflexão Teórica